5 Truques para Dominar as Redes Sociais

Fazer Marketing nas Redes Sociais pode-te ocupar o dia todo. Além de o mais provável, é não demorar muito a dares por ti a ler os posts das tuas marcas favoritas ou dos teus amigos, em pouco tempo vais estar a passar página a página e a perder tempo útil.

Depois, dar atenção ao teu público também leva o seu tempo. Responder a todos que interagem contigo é uma tarefa bastante difícil. Mas as redes sociais são uma ferramenta bastante importante para o crescimento do teu negócio e marca pessoal.

Se envolver-se e interagir com o público, a probabilidade de aumentar o tráfego cresce rapidamente. Para não perder tempo nem o foco principal, existem uns truques e dicas que podem-te salvar da imensidão das atualizações das redes sociais.

Vê como dominares as redes sociais em apenas 10 minutos por dia.

1. Eleger as plataformas

Hoje em dia existem milhões de utilizares ativos nas redes sociais em todo o mundo e existem imensas redes sociais. No entanto, não é bom para ti direccionares-te a todas.

É quase impossível dirigir um negócio e acompanhar todos os canais das redes sociais todos os dias. Por isso mesmo, precisas de concentrar os teus esforços nas redes sociais mais populares:

Deves-te concentrar essencialmente no Facebook, Instagram e Twitter. Também deves ter em consideração a tua empresa e marca para decidires quais usar.

Se achas que não consegues te focar em três, considera apenas em aderir ao Facebook e ao Instagram. Afinal o Facebook é o rei das redes sociais.

3/4 de utilizadores do Facebook e metade dos utilizadores de Instagram usam todos os dias as aplicações. O que significa isto para ti?

Significa que não é preciso monitorizares o Twitter diariamente como o Facebook!

Foca-te em priorizar os teus esforços!

2. Obter um resumo completo das Redes Sociais – Hootsuite

Normalmente uma das tuas tarefas diárias das redes sociais é verificares todas as tuas contas (todos os dias) imediatamente.

É importante para ti, saberes se a há menções da tua marca, mensagens diretas ou perguntas por responder. Se tiver mais do que uma plataforma isso pode levar o seu tempo a executar.

Ora vejamos, 10 minutos a responder perguntas em uma das plataformas não parece muito mau. Mas quando multiplica isso por algumas redes sociais diferentes, já não irão ser 10 minutos e sim 1 hora. E sabemos que isto não acontece só uma vez por dia, portanto ainda acaba por piorar o cenário.

Uma ferramenta óptima para te ajudar a verificar todas as tuas contas nas redes sociais em um único sitio, é o Hootsuite:

Com o Hootsuite podes rapidamente monitorizar coisas como: menções da marca, interacções ou mensagens diretas para todas as tuas contas, e podes responder e interagir através daqui também.

O Hootsuite tem um plano gratuito que te permite adicionar  3 perfis de redes sociais, análises básicas, agendamento de conteúdo, conduzir campanhas de captura e 2 integrações de RSS feed.

Também é possível ver o conteúdo que novos seguidores acabaram de publicar, o que te permite interagir com as suas postagens e criar um bom relacionamento.

A plataforma permite que configures vários feeds e colunas com base em locais ou palavras-chave.

Por exemplo, no Instagram é possivel seleccionares uma #hastag e acompanhares a mesma, o que te permite partilhar conteúdo e interagir. Outro exemplo, se estás a organizar um evento, podes configurar um fluxo de palavras-chave com base na localização para seguires as pessoas que estão a fazer Tweet no teu evento.

Agora já não há desculpas para perderes tempo e para começares a tua estratégia de redes sociais.

3. Atualizações reunidas – Feedly

Depois de já teres o resumo básico da tua conta, precisas de começar a criar conteúdo para partilhares.

No entanto, é difícil ter conteúdo suficiente para partilhares, o que significa que precisas de conteúdo que não é teu. Não leves a mal, é claro que é óptimo partilhares o teu próprio conteúdo, se as pessoas te estão a seguir é por algum motivo. Mas partilhar só as tuas coisas muitas vezes não chega e acaba por não haver algo novo.

Além disso partilhar algo que não é teu, só mostra que és um líder de pensamentos.

Por exemplo, metade das maiores marcas, publicam pelo menos 10 vezes por dia no Twitter. Não há forma de teres esse tipo de conteúdo assim de um dia para o outro. Por isso, é importante partilhares conteúdo que não é teu, para te certificares que o teu conteúdo nas páginas sociais está atualizado e é recente.

Um das ferramentas para obter conteúdo é o Feedly.

Só precisas de colocar o nome da #hastag da qual tens interesse, ou o nome de uma marca que esteja relacionada com o teu negócio, na barra de pesquisa e fazer “Follow” para seguires todo o conteúdo. Assim é bem mais fácil encontrares conteúdo recente e interessante para o teu público.

Agora já não precisas de navegar em 10 blogs diferentes para encontrares conteúdo popular!

4. Batching e Agendar (e reagendar)

Batching é basicamente, escolheres um dia da semana e dispensares de mais tempo a agendar o conteúdo para as redes sociais. Desta forma, nos outros dias só precisas de 5-10 minutos para verificares.

Podes economizar toneladas de tempo. Claro que um investimento maior de tempo, uma vez por semana ou mês, podes preparar o agendamento do teu calendário de conteúdos antes do tempo.

Assim não precisas de ser mais um que gasta imenso tempo nas redes sociais. Por isso que o processamento por “Batching” é um dos truques favoritos.

Além disso, o ideal é reprogramar o conteúdo. Nesta era de redes sociais, existe muitas coisas a acontecer tudo ao mesmo tempo. Os posts no Facebook voam muito rápido.

Aqui está um bom gráfico para servir de guia em relação a reagendar o conteúdo anteriormente postado.

Este truque irá ajudar-te a produzir todas as tuas postagens ao mesmo tempo e irá permitir que uses o conteúdo mais antigo novamente para reduzir a quantidade de novos conteúdos que precisas de fazer.

5. Programar tudo – Buffer

Ainda não tem um aplicativo para agendamento? Está na hora de ter e não perder mais tempo todos os dias a agendar um a um.

O Buffer ajuda com o processo de partilhar conteúdo. Ele agiliza facilmente o conteúdo em múltiplas redes sociais ao mesmo tempo. Também ajuda-te a encontrar e agendar o conteúdo nas horas sociais mais ativas do dia:

A publicação no momento certo é fundamental para a conversão.

Ao publicar nas horas moras (Dead Zones) estás a pedir qeu o teu conteúdo obtenha menos cliques, ações e partilhas.

Usa o Buffer e agenda o teu conteúdo baseado nas horas a “meow”, para cada plataforma das redes sociais que tens conta.

Existe uma extensão para o Chrome do Buffer que ajuda a agendar o teu conteúdo.

Conclusão

Os empreendedores e as redes sociais têm um relacionamento amor-ódio.

Milhões de pessoas usam este meio para encontrar novas marcas, informações e notícias.

A possibilidade de te perderes ao tentares interagir com todos os que te enviam mensagens é grande. Além disso, cada plataforma oferece algo diferente. O que irá te consumir mais do teu tempo precioso.

A chave para dominares as redes sociais em 10 minutos todos os dias é aperfeiçoares as plataformas e metas para o que funciona melhor para tua marca. Só precisas de usar as ferramentas certas e focar os teus esforços nos aspetos mais importantes da tua estratégia de redes sociais.

Qual é a tua melhor dica para tirares o máximo de partido das redes socias na menor quantidade de tempo?? Conta-me tudo!! 

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